Cada cliente tem a agência que merece…

… e cada agência tem o cliente que merece.

Na eleita pior temporada de verão de Bal. Camboriú, seguro a minha náusea ao caminhar pelas ruas e me deparar com as fantásticas chamadas utilizadas em outdoors, cartazes, flyers, etc.

Entre os chavões mais esquecíveis estão frases como:

“Um novo conceito em pizza.”
” A mais nova opção em gastronomia.”
“O mais novo ponto de encontro da cidade.”
“Aonde você vivenciará momentos inesquecíveis em um ambiente com muito requinte e sofisticação.”
“Qualidade e bom gosto ficam aqui.”
“Porque você merece o melhor.”
“A sua opção em sushi.”

Me questiono se a culpa é das agências que sempre buscam o caminho mais fácil do clichê para rebater o volume de jobs, ou se é de alguns clientes que fazem leilão para contratar agências (mas nesse leilão a frase é “quem dá menos?”).

Talvez se alguns clientes buscassem realmente uma assessoria profissional para suas empresas e avaliassem o portfolio das agências ao invés de contratar o primeiro idiota que faça quase de graça, não veriamos tantos novos negócios abrindo e fechando como sinais de trânsito. Se eles valorizassem as idéias como um todo e não se atessem a detalhes estúpidos como ” a minha mulher não gostou dessa cor.”, talvez as agências teriam mais tempo e prazer para trabalhar melhor a redação das campanhas e usariam menos imagens e ilustrações prontas para fazer layouts em 5 minutos. Não vou dizer que a Celula não se enquadra nesta realidade, afinal de contas, o escritório não vive apenas dos bons clientes, mas estamos crescendo, aprendendo e tentando lidar com uma postura diferente diante desta situação.

Para os acadêmicos que almejam trabalhar com redação tenho uma boa e uma má notícia. A boa é que o mercado está mais carente do que nunca de bons redatores. A má é que infelizmente, poucas agências podem investir neste segmento (e em muitos outros).

Acho que a pior crise que estamos passando é a pobreza de espírito de alguns empresários, que consequentemente se reflete na forma como suas marcas se comunicam.

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