Conteúdo: A Base para Link Building

Conteúdo: A Base para Link Building

Olá Pessoal,

fui convidado pela Aline Couto para escrever um artigo aqui na Célula Ideias e resolvi criar um artigo comentando a minha apresentação sobre a importância do conteúdo para link building que apresentei no evento Expon 2011, realizado em São Paulo e que foi o maior evento de Marketing Digital já realizado na América Latina.

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Conteúdo: A Base para Link Building

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“We don’t read pages. We scan them.” – Steve Krug

Os usuários escaneam páginas na internet, por isso é necessário organizar bem a informação para prender a atenção deles e não criar uma página massante.

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Texto de Qualidade X Página de Qualidade

Quando falamos em conteúdo de qualidade devemos ter em mente toda a estrutura de uma página, e não somente o texto em si. É importante agregar elementos que enriquecem a informação atendendo a necessidade dos usuários.

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Como Construir um Ótimo Conteúdo?

Agora será mencionado diversos elementos a serem inseridos em sua página para melhorar a qualidade dela.

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Defina o Assunto

Tema – Sobre o que será a sua página?
Objetivo – O que você pretende com a sua página?
Palavra-Chave – Qual será a palavra chave principal do seu conteúdo?
URL – Utilize a palavra-chave principal em sua url.

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Conteúdo Textual

– Texto com gramática impecável.
– Análise de seus concorrentes para ver o que os textos deles abrangem.
– Faça pesquisas e mais pesquisas em cima do assunto.

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Itálico/Negrito

Destaque termos importantes em sua página, que devem chamar a atenção redobrada dos leitores.

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Título/Subtítulo

Destaque em letras grandes o título de sua página com uma chamada bem direta atraindo a atenção dos leitores, e logo abaixo use um subtítulo explanando melhor o conteúdo trabalhado.

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Divisão em Tópicos

Quem gosta daqueles blocos gigantes de texto sem divisão alguma? Organize e separe seu conteúdo em tópicos bem definidos, e com “headlines” para cada um deles.

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Links para Fontes Externas

Sempre que tiver alguma fonte confiável que agregue valor ao seu conteúdo, faça um link para ela, e você estará agregando valor ao usuário.

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Links para Páginas Internas

Criando-se links para conteúdos internos em seu texto, você oferece opções para o usuário aprofundar a leitura, além de fortalecer as páginas linkadas.

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Imagens

SEMPRE utilize imagens em sua página. É muito importante o destaque que uma imagem traz para enriquecer a página. Não se esqueça de usar a alt tag também.

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Vídeos

Possui algum vídeo relacionado ao conteúdo? Não hesite em adiciona-lo á página.

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FAQ

É interessante adicionar uma sessão de perguntas e respostas, pois por mais que você crie um conteúdo completo, sempre existem dúvidas dos usuários. Essa sessão pode ser editada a cada vez que aparecer uma nova dúvida a ser respondida.

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A Voz do Usuário

Comentários – Área aberta para os usuários poderem opinar sobre a página
Testimônios/Depoimentos – Caso tenha algum, adicione na página para passar confiança para as pessoas
Reviews/Feedback – Esteja aberto a receber o feedback das pessoas quanto a seu conteúdo

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Redes Sociais

Facilite o compartilhamento de seu conteúdo através de posições estratégicas dos botões de social. No Brasil os 3 que estão mais em alta são: Like (Facebook), Tweet (Twitter) e +1 (Google).

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Conteúdo Relacionado

Sempre ao final de um conteúdo, ofereça opções similares de páginas para um usuário não sair de seu site e continuar navegando.

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E Muito Mais…

Autor – Mostre quem é o autor da página. Com a “rel author” aumentou ainda mais a importância em referenciar o autor para se ganhar mais credibilidade
Listas – Maneira simples de destacar alguns pontos de maneira organizada
Apresentações – Palestrou sobre o tema? Adicione em seu conteúdo
Infográficos – Atraem bastante links, e podem ser incorporados em alguma sessão de sua página
Citações – Traz credibilidade
Aplicativos – Cria a necessidade de um usuário voltar a visitar a sua página
Ebooks – É algo adicional

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Modelo de uma Página Organizada

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Texto de Qualidade X Página de Qualidade

Mostra o resultado de uma página bem organizada, onde obteve-se muito mais links externos e tempo médio bem maior de navegação dos usuários.

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Segmentação

Através do uso de hashtags (#) é possível separar sessões em sua página, onde pode ser criados links para determinadas áreas específicas.

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Links nas SERPs

A divisão do conteúdo utilizando hashtags faz com que o Google entenda cada departamento dentro da página, e como resultado, facilita que ele exiba um link para a sessão correspondente dentro da meta descrição dentro de sua interface.

Exemplo

Se buscar no Google por “Young Guns II Soundtrack“, o resultado exibido para a Wikipedia, terá um link para:

en.wikipedia.org/wiki/Young_Guns_II

ao passo de que na descrição apresenta: Jump to Soundtrack, que mostra um link apontando para a sessão SoundTrack dentro do conteúdo de Young Guns II, com o seguinte link:

en.wikipedia.org/wiki/Young_Guns_II#Soundtrack

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Buscando Oportunidades

Com o conteúdo bem organizado e informativo, é hora de começar a buscar por oportunidades de trazer pessoas/links para sua página.
Hora de ir para o Google e começar a realizar algumas pesquisas bem interessantes. Lembrando que, pelas divisões criadas pelas #s, é mais fácil em alguns tipos de locais oferecer o link diretamente para o setor em questão.

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Guest Posts

“Keyword” guest post
“Keyword” colaborador
“Keyword” “enviar * artigo”
“Keyword” escritor convidado
“Keyword” colabore
“Keyword” contribuidor
“Keyword” convidado

* Para a consulta “enviar * artigo“, ela retorna todos os resultados com palavras diferentes entre os termos “enviar” e “artigo“, por exemplo:

enviar um artigo“, “enviar o artigo“, “enviar seu artigo“, “enviar meu artigo“, etc

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Comentários em Blogs

“Keyword” “powered by wordpress”
“Keyword” “adicionar * comentário”
“Keyword” “postar * comentário”
“Keyword” “deixar * comentário”
“Keyword” “Blogs”
“Keyword” inurl:blog
“Keyword” inurl:07-2011
“Keyword” “Notifique-me de comentários futuros”

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Discussões em Fóruns

“Keyword” forum
“Keyword” foruns
“Keyword” discussões
“Keyword” inurl:forum
“Keyword” intitle:forum

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Canais de Vídeos

site:youtube.com “Keyword”
related:youtube.com -youtube.com
“Keyword” videos
“Keyword” “envie * video”
“Keyword” podcasts

* A consulta “site:youtube.com “Keyword” “, exibe no Google os vídeos mais relevantes para a palavra chave escolhida. Isso pode ser feito com os outros canais de vídeos.
* A consulta “related:youtube.com -youtube.com” exibe diversos sites similares ao Youtube.

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Sites de Perguntas e Respostas

site:quora.com “Keyword”
site:br.answers.yahoo.com “Keyword”
“Keyword” inurl:duvida
“Keyword” intitle:duvida
related:quora.com -quora.com

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Canais de Apresentações

site:www.slideshare.net “Keyword”
site:www.prezi.com “Keyword”
related:slideshare.net -slideshare.net

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Conclusão

Atenda a necessidade dos usuários com seu CONTEÚDO, encontre oportunidades para aumentar a VISIBILIDADE, potencializando as chances de se ganhar LINKS.

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Google Panda e Pedro Dias

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FIM

* Foto com homenagem a nosso cãozinho Joselito falecido 2 dias antes do evento do Expon. 🙁

Follow Me:
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Twitter: @cassy82
GPlus: gplus.to/cassy

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Cassiano
Cassiano: Gerente da BrivinCorp, criador do site Brasil SEO, integrante da equipe do SearchCast e um dos principais contribuidores do fórum para webmasters do Google no Brasil.

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5 ideias sobre “Conteúdo: A Base para Link Building


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