Conteúdo: A Base para Link Building
Olá Pessoal,
fui convidado pela Aline Couto para escrever um artigo aqui na Célula Ideias e resolvi criar um artigo comentando a minha apresentação sobre a importância do conteúdo para link building que apresentei no evento Expon 2011, realizado em São Paulo e que foi o maior evento de Marketing Digital já realizado na América Latina.
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Conteúdo: A Base para Link Building
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“We don’t read pages. We scan them.” – Steve Krug
Os usuários escaneam páginas na internet, por isso é necessário organizar bem a informação para prender a atenção deles e não criar uma página massante.
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Texto de Qualidade X Página de Qualidade
Quando falamos em conteúdo de qualidade devemos ter em mente toda a estrutura de uma página, e não somente o texto em si. É importante agregar elementos que enriquecem a informação atendendo a necessidade dos usuários.
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Como Construir um Ótimo Conteúdo?
Agora será mencionado diversos elementos a serem inseridos em sua página para melhorar a qualidade dela.
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Defina o Assunto
Tema – Sobre o que será a sua página?
Objetivo – O que você pretende com a sua página?
Palavra-Chave – Qual será a palavra chave principal do seu conteúdo?
URL – Utilize a palavra-chave principal em sua url.
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Conteúdo Textual
– Texto com gramática impecável.
– Análise de seus concorrentes para ver o que os textos deles abrangem.
– Faça pesquisas e mais pesquisas em cima do assunto.
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Itálico/Negrito
Destaque termos importantes em sua página, que devem chamar a atenção redobrada dos leitores.
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Título/Subtítulo
Destaque em letras grandes o título de sua página com uma chamada bem direta atraindo a atenção dos leitores, e logo abaixo use um subtítulo explanando melhor o conteúdo trabalhado.
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Divisão em Tópicos
Quem gosta daqueles blocos gigantes de texto sem divisão alguma? Organize e separe seu conteúdo em tópicos bem definidos, e com “headlines” para cada um deles.
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Links para Fontes Externas
Sempre que tiver alguma fonte confiável que agregue valor ao seu conteúdo, faça um link para ela, e você estará agregando valor ao usuário.
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Links para Páginas Internas
Criando-se links para conteúdos internos em seu texto, você oferece opções para o usuário aprofundar a leitura, além de fortalecer as páginas linkadas.
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Imagens
SEMPRE utilize imagens em sua página. É muito importante o destaque que uma imagem traz para enriquecer a página. Não se esqueça de usar a alt tag também.
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Vídeos
Possui algum vídeo relacionado ao conteúdo? Não hesite em adiciona-lo á página.
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FAQ
É interessante adicionar uma sessão de perguntas e respostas, pois por mais que você crie um conteúdo completo, sempre existem dúvidas dos usuários. Essa sessão pode ser editada a cada vez que aparecer uma nova dúvida a ser respondida.
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A Voz do Usuário
Comentários – Área aberta para os usuários poderem opinar sobre a página
Testimônios/Depoimentos – Caso tenha algum, adicione na página para passar confiança para as pessoas
Reviews/Feedback – Esteja aberto a receber o feedback das pessoas quanto a seu conteúdo
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Redes Sociais
Facilite o compartilhamento de seu conteúdo através de posições estratégicas dos botões de social. No Brasil os 3 que estão mais em alta são: Like (Facebook), Tweet (Twitter) e +1 (Google).
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Conteúdo Relacionado
Sempre ao final de um conteúdo, ofereça opções similares de páginas para um usuário não sair de seu site e continuar navegando.
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E Muito Mais…
Autor – Mostre quem é o autor da página. Com a “rel author” aumentou ainda mais a importância em referenciar o autor para se ganhar mais credibilidade
Listas – Maneira simples de destacar alguns pontos de maneira organizada
Apresentações – Palestrou sobre o tema? Adicione em seu conteúdo
Infográficos – Atraem bastante links, e podem ser incorporados em alguma sessão de sua página
Citações – Traz credibilidade
Aplicativos – Cria a necessidade de um usuário voltar a visitar a sua página
Ebooks – É algo adicional
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Modelo de uma Página Organizada
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Texto de Qualidade X Página de Qualidade
Mostra o resultado de uma página bem organizada, onde obteve-se muito mais links externos e tempo médio bem maior de navegação dos usuários.
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Segmentação
Através do uso de hashtags (#) é possível separar sessões em sua página, onde pode ser criados links para determinadas áreas específicas.
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Links nas SERPs
A divisão do conteúdo utilizando hashtags faz com que o Google entenda cada departamento dentro da página, e como resultado, facilita que ele exiba um link para a sessão correspondente dentro da meta descrição dentro de sua interface.
Exemplo
Se buscar no Google por “Young Guns II Soundtrack“, o resultado exibido para a Wikipedia, terá um link para:
en.wikipedia.org/wiki/Young_Guns_II
ao passo de que na descrição apresenta: Jump to Soundtrack, que mostra um link apontando para a sessão SoundTrack dentro do conteúdo de Young Guns II, com o seguinte link:
en.wikipedia.org/wiki/Young_Guns_II#Soundtrack
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Buscando Oportunidades
Com o conteúdo bem organizado e informativo, é hora de começar a buscar por oportunidades de trazer pessoas/links para sua página.
Hora de ir para o Google e começar a realizar algumas pesquisas bem interessantes. Lembrando que, pelas divisões criadas pelas #s, é mais fácil em alguns tipos de locais oferecer o link diretamente para o setor em questão.
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Guest Posts
“Keyword” guest post
“Keyword” colaborador
“Keyword” “enviar * artigo”
“Keyword” escritor convidado
“Keyword” colabore
“Keyword” contribuidor
“Keyword” convidado
* Para a consulta “enviar * artigo“, ela retorna todos os resultados com palavras diferentes entre os termos “enviar” e “artigo“, por exemplo:
“enviar um artigo“, “enviar o artigo“, “enviar seu artigo“, “enviar meu artigo“, etc
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Comentários em Blogs
“Keyword” “powered by wordpress”
“Keyword” “adicionar * comentário”
“Keyword” “postar * comentário”
“Keyword” “deixar * comentário”
“Keyword” “Blogs”
“Keyword” inurl:blog
“Keyword” inurl:07-2011
“Keyword” “Notifique-me de comentários futuros”
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Discussões em Fóruns
“Keyword” forum
“Keyword” foruns
“Keyword” discussões
“Keyword” inurl:forum
“Keyword” intitle:forum
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Canais de Vídeos
site:youtube.com “Keyword”
related:youtube.com -youtube.com
“Keyword” videos
“Keyword” “envie * video”
“Keyword” podcasts
* A consulta “site:youtube.com “Keyword” “, exibe no Google os vídeos mais relevantes para a palavra chave escolhida. Isso pode ser feito com os outros canais de vídeos.
* A consulta “related:youtube.com -youtube.com” exibe diversos sites similares ao Youtube.
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Sites de Perguntas e Respostas
site:quora.com “Keyword”
site:br.answers.yahoo.com “Keyword”
“Keyword” inurl:duvida
“Keyword” intitle:duvida
related:quora.com -quora.com
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Canais de Apresentações
site:www.slideshare.net “Keyword”
site:www.prezi.com “Keyword”
related:slideshare.net -slideshare.net
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Conclusão
Atenda a necessidade dos usuários com seu CONTEÚDO, encontre oportunidades para aumentar a VISIBILIDADE, potencializando as chances de se ganhar LINKS.
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Google Panda e Pedro Dias
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FIM
* Foto com homenagem a nosso cãozinho Joselito falecido 2 dias antes do evento do Expon. 🙁
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