Conversion Rate Optimization (CRO)

Conversion Rate Optimization, ou otimização de conversão, no meio online é a ciência de criar uma experiência ao visitante de um site com o objetivo de convertê-lo a se tornar cliente da empresa.

Geralmente utilizado em lojas virtuais e sites com vendas online, esta técnica foi desenvolvida há poucos anos com o objetivo de aumentar as vendas de um site sem investir em maneiras de conseguir mais tráfego.

Nosso método consiste em primeiro analisar e entender a audiência, criar uma mensagem com um bom apelo direcionado ao público, planejar todas as mudanças no website e dar início aos testes, estudos e relatórios.

Citando uma entrevista dada por Alexandre Kavinski, sócio diretor da i-Cherry, “Ao invés de investir em ferramentas para trazer novos internautas, este serviço busca adaptar o site já existente para aproveitar da melhor forma os usuários que chegam. Este é um investimento que representa cerca de 2% a 3% da verba de mídia de um grande cliente online, e que tem como objetivo melhorar cerca de 5% ao mês sua taxa de conversão“.

Palestra no The Developer’s Conference – CRO e Social Design

Aline Couto - Otimização de Conversão e Social Design

Fui convidada para palestrar no The Developer’s Conference no último domingo e escolhi o tema Conversão e Social Design.

Estudo otimização de conversão desde minha primeira experiência gerenciando e-commerces na Brivin Corp e sempre procuro por assuntos que possam complementar estes estudos.

Otimização de conversão ou Conversion Rate Optimization é o método usado para descobrir maneiras de aumentar a conversão do número de visitantes de um website a realizar uma ação. Esta ação depende do objetivo do website (ex: solicitar um orçamento, comprar um produto, entre outros). O assunto geralmente aborda técnicas de persuasão e influência social é um fator muito relevante.

Como estudamos diariamente a plataforma do Facebook na Célula, optei por aprofundar minha apresentação mostrando alguns exemplos de integrações sociais que podem ser realizadas a partir de social plugins e widgets.

Publiquei a apresentação comentada no blog do SEO de Saia -> Otimização de Conversão e Social Design

 

Conversão e Social Design – TDC from @ alineideias
(mais…)
Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

Compartilhe esta ideia >

Infográfico: Guia de Marketing Online para Iniciantes

“Me coloque na primeira página do Google, envie newsletter a cada duas semanas para nossos clientes, se relacione com usuários influenciadores no twitter, mantenha a audiência do facebook cativa e atualize o blog 3 vezes por semana”.

Parece familiar? Ou super simples?

Seja lá qual foi sua resposta, este post é para você.

Encontrei este infográfico abaixo na Unbounce, que lista as principais estratégias a serem adotadas em uma campanha online par alcançar os objetivos mencionados anteriormente.

(clique na imagem para ampliar)

Ou seja, marketing digital vai muito além da criação de sites, SEO não é tão simples quanto parece, enviar newsletters é muito mais do que enviar jpgs sem planejamento, pensar e testar a conversão do seu site é importante, e tudo o que foi mencionado no infográfico exige planejamento, tempo e muito esforço. Ah! E conhecimento também.

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

Compartilhe esta ideia >

Infográfico: A Psicologia das Cores

Como amante de cores e webdesign, não poderia deixar de publicar este infográfico encontrado no TestKing. Particularmente não encontrei nada muito novo sobre o significado das cores mas achei interessante esse resumo das principais cores dos principais websites que acessamos todos os dias. Vale a pena a leitura.

Psicologia das Cores

No processo de criação de sites, sempre depois de definir a estrutura do website, reservo um tempo para planejar a paleta de cores que serão usadas em áreas neutras, áreas de informação, informações importantes e áreas de conversão. Além de infográficos como este, sempre visito o website Colour Lovers. Se você é webdesigner e nunca ouviu falar, bom, fim do post.

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

Compartilhe esta ideia >