SEO – O que é SEO?

Em 2009, tentando listar todas as maneiras de utilizar o Google como ferramenta de marketing em minha monografia sobre Marketing Digital, acabei lendo sobre SEOSearch Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca – e escrevi um capítulo sobre o assunto que acredito ser uma boa fonte de aprendizado para alguns assim como foi pra mim.

Critérios de Rankeamento do Google

Segundo o site Brasil SEO , para uma página estar bem posicionada nos mecanismos de busca, ela precisa possuir relevância no assunto buscado. Para isso, existem diversos fatores que o google leva em consideração pra dizer se a sua página merece estar lá ou não. Para classificar sites de acordo com essa relevância, o Google utiliza diversos algorítmos que, cada um com seu peso, proporciona o resultado final para aquela página. O Google nunca revelou quantos algorítmos e filtros ele usa para posicionar a página, mas já foi divulgado por Matt Cutts, cabeça do time de web spam do Google, que esse número é superior a 100.

Apesar de o google nunca divulgar os critérios utilizados, com a experiência e testes dos SEOs (Search Engine Optimizers), foram descobertas algumas técnicas que ajudam na estruturação do site classificando-o melhor nas ferramentas de busca.

SEO – Search Engine Optimization

O significado de SEO, de acordo com o site Marketing de Busca (primeiro site encontrado no Google ao procurar pela palavra “SEO” em setembro de 2009), é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido e posicionado pelas ferramentas de busca. Resumindo, a consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

Porém, o SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca; o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.

O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes, a organização dos links era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender dentre vários fatores, da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.

Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardados a sete chaves pelos sites de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas para a estruturação de um site.

SEO pode ser dividido em duas partes: fatores internos e fatores externos. Os fatores internos são relacionados ao site como por exemplo: urls (domínios) claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já os fatores externos analisam como outras páginas se relacionam com o site, por exemplo, o conteúdo da palavra linkada, a quantidade e a relevância dos links apontando para o site. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da página e quais as palavras-chave relacionadas a ele. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.

Porém, existem algumas destas técnicas aplicadas de modo a não beneficiar o pesquisador chamadas de Black Hat SEO. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algorítmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página, como exemplo, uso de texto invisível. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.

O Brasil SEO complementa que existem diversos fatores levados em consideração pela avaliação do Google que podem ser divididos em três categorias: fatores baseados na página; são os fatores que avaliam qual a importância de cada página do site, baseados em links; são os fatores que se baseiam nos links que você recebe e nos links que você tem a partir de seu site, e baseados no site; são os fatores que medem a importância do seu site como um todo.

Alguns dos fatores mais importantes são a popularidade de links, a autoridade no tópico, o tópico do site, sua arquitetura e credibilidade como veremos a seguir:

A popularidade de links mede o número e a qualidade dos links que apontam para seu site. Os buscadores se baseiam na importância dos links que seu site recebe, e associam a eles diferentes pesos dependendo da qualidade. Essa qualidade é medida através do pagerank. O PageRank (PR), segundo o Brasil SEO, é calculado a partir do número de links e da importância que eles representam quando levados a uma determinada página. No sistema de buscas do Google, links representam votos, sendo o PageRank o resultado do cálculo de uma família de algorítmos.

A autoridade no tópico mede o quanto seu site trabalha o tópico proposto. Baseia-se no conteúdo dos sites que possuem link para você e dos sites para os quais você possui links.

O tópico do site é o tópico principal abordado pelo site. A partir dele o buscador determina se suas páginas internas são relevantes ao site ou não.

Arquitetura do site é como é feita a linkagem interna do seu site.

Existem várias maneiras de descobrir como a confiança de um site é calculada. Entre elas, se a página tem um conteúdo preciso, de confiança e na hora certa; se os websites para os quais a página tem link seguem os critérios mencionados anteriormente; se o website é indicado através links de outros com autoridade dentro do nicho de mercado.

Em outra matéria sobre SEO, o Brasil SEO divulgou um gráfico que demonstrou por importância, os sete componentes mais relevantes para rankamento do Google.

Tradução: Aline Couto

Para entender melhor o gráfico, uma entrevista pessoal foi realizada com Cassiano Travareli, gerente da Brivin Corp e fundador e administrador dos sites BrasilSEO.com.br e SeoMarketingWorld.com/blog/.

Sobre o gráfico, Travareli explica que o fator mais  relevante para a avaliação do Google é a força do domínio, porém, este fator só será relevante se o website apresentar um conjunto de esforços de otimização como citados a seguir.

O segundo fator mais importante, é a popularidade dos links da página, ou seja, a autoridade dos links de websites externos influencia no PageRank da página em questão. Por exemplo: o portal de notícias da Globo G1 recebeu o valor de PageRank 7 e o ClickRBS, portal de notícias do Sul, o valor 4. Receber links do G1 é mais significativo para o Google e consequentemente, elevará mais o PageRank da página em questão.

O terceiro fator são as palavras-chave utilizadas para linkagem pelas páginas externas. Por exemplo, se o site a ser otimizado for de uma imobiliária, é importante que outros sites quando o citem, insiram o link em palavras como venda de imóveis ou venda de apartamentos.

O quarto fator é o trabalho realizado com palavras-chave, ou seja, elaborar textos que contemplem algumas vezes as palavras-chave pelas quais o site quer ser encontrado.

O quinto fator é relacionado ao registro e dados do servidor do site. Este tópico influencia nas aparições do site em buscas realizadas na mesma região do endereço do servidor. Se a busca foi realizada em Balneário Camboriú, o Google poderá exibir também sites da mesma região.

O sexto fator indica o número de acessos do site como influenciador no posicionamento em mecanismos de busca.

O último fator é referente ao relacionamento do site com sua rede social e sua popularidade. Travareli explica que o Google realiza um cálculo baseado na aceitação dos conteúdos postados pelo usuário e sua presença em outros meios. Quanto maior sua presença na rede, maior a credibilidade do site.

Reunindo os estudos anteriores sobre o assunto e cruzando estes resultados com as informações do gráfico, o Brasil SEO chegou aos cinco fatores mais relevantes para a otimização de um website em mecanismos de busca: assessibilidade, conteúdo, palavras-chave, usabilidade e marketing, como veremos a seguir:

Acessibilidade significa estruturar um website visando facilitar a navegação de um usuário, e também dos robôs, que conseguirão acessar todo o conteúdo, e indexar mais rapidamente as páginas, ou seja, é importante que que os textos do site não sejam imagens e estejam acessíveis à pesquisas.

Conteúdos originais e relevantes ao público são de extrema importância para os mecanismos de busca por atraírem links externos de visitantes que reproduziram aquela informação em suas páginas. Como foi visto anteriormente, o número de links externos para um site aumenta a sua relevância.

O trabalho com as palavras-chave nos títulos, conteúdos, urls e links externos também são elementos básicos para melhorar a posição de rankeamento nos mecanismos de busca.

Uma interface bem desenhada e de fácil navegabilidade, em outras palavras a usabilidade, fortalece um website, aumentando a conversão e atraindo citações externas, gerando um maior tráfego.

Uma boa campanha de marketing atrai usuários e links externos. Envolve a constante publicação de conteúdo em ferramentas Web 2.0.

Concluindo, não existe uma fórmula mágica para aparecer entre os primeiros resultados nas buscas. SEO é um trabalho consistente e constante.

Como visto anteriormente, uma outra maneira de conseguir as primeiras posições do Google é anunciando nos links patrocinados.  A diferença é que as práticas de SEO posicionam um site nos resultados orgânicos de busca e os links patrocinados, na área reservada para propaganda como indicado na figura abaixo:

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Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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3 ideias sobre “SEO – O que é SEO?


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