SEO – Otimização de Sites

Palestra SEO – Otimização de Sites no Evento Olhares Múltiplos

Fui convidado a palestrar no evento olhares múltiplos 2012, um evento que ocorre em Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis. Apresentei a palestra sobre SEO (Otimização de Sites) onde no período de uma hora tentei passar uma idéia geral de algumas boas maneiras para ajudar o site em relação aos mecanismos de busca.

Evento Olhares Múltiplos (Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis)

Evento Olhares Múltiplos (Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis)

A palestra mostras algumas ferramentas de SEO, tags, pesquisas de palavras chaves, dicas para criação de um bom conteúdo, link building, queries no Google, rich snippets e muito mais. Segue abaixo a apresentação:

Cassiano
Cassiano: Gerente da BrivinCorp, criador do site Brasil SEO, integrante da equipe do SearchCast e um dos principais contribuidores do fórum para webmasters do Google no Brasil.

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Conteúdo: A Base para Link Building

Conteúdo: A Base para Link Building

Olá Pessoal,

fui convidado pela Aline Couto para escrever um artigo aqui na Célula Ideias e resolvi criar um artigo comentando a minha apresentação sobre a importância do conteúdo para link building que apresentei no evento Expon 2011, realizado em São Paulo e que foi o maior evento de Marketing Digital já realizado na América Latina.

(mais…)

Cassiano
Cassiano: Gerente da BrivinCorp, criador do site Brasil SEO, integrante da equipe do SearchCast e um dos principais contribuidores do fórum para webmasters do Google no Brasil.

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Participação no SearchCast

Depois de quase explodir minha cabeça de informação em Las Vegas, fui convidada para participar da gravação do SearchCast especial Pubcon com o Doc, Fábio Ricotta e Cassiano.

Falamos sobre SEO, CRO, designers, oportunidades do mercado e vários temas relacionados ao Pubcon como os melhores cassinos, lucros e prejuízos… Mas enfim! Ouçam o podcast O melhor do Pubcon 2010 que foi muito divertido de gravar apesar das falhas técnicas do meu microfone!

Como foi tudo muito rápido, deixei de falar algumas coisas importantes. Estou organizando minhas anotações para publicá-las aqui no blog da Célula ainda hoje.

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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SEO – O que é SEO?

Em 2009, tentando listar todas as maneiras de utilizar o Google como ferramenta de marketing em minha monografia sobre Marketing Digital, acabei lendo sobre SEOSearch Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca – e escrevi um capítulo sobre o assunto que acredito ser uma boa fonte de aprendizado para alguns assim como foi pra mim.

Critérios de Rankeamento do Google

Segundo o site Brasil SEO , para uma página estar bem posicionada nos mecanismos de busca, ela precisa possuir relevância no assunto buscado. Para isso, existem diversos fatores que o google leva em consideração pra dizer se a sua página merece estar lá ou não. Para classificar sites de acordo com essa relevância, o Google utiliza diversos algorítmos que, cada um com seu peso, proporciona o resultado final para aquela página. O Google nunca revelou quantos algorítmos e filtros ele usa para posicionar a página, mas já foi divulgado por Matt Cutts, cabeça do time de web spam do Google, que esse número é superior a 100.

Apesar de o google nunca divulgar os critérios utilizados, com a experiência e testes dos SEOs (Search Engine Optimizers), foram descobertas algumas técnicas que ajudam na estruturação do site classificando-o melhor nas ferramentas de busca.

SEO – Search Engine Optimization

O significado de SEO, de acordo com o site Marketing de Busca (primeiro site encontrado no Google ao procurar pela palavra “SEO” em setembro de 2009), é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido e posicionado pelas ferramentas de busca. Resumindo, a consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

Porém, o SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca; o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.

O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes, a organização dos links era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender dentre vários fatores, da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.

Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardados a sete chaves pelos sites de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas para a estruturação de um site.

SEO pode ser dividido em duas partes: fatores internos e fatores externos. Os fatores internos são relacionados ao site como por exemplo: urls (domínios) claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já os fatores externos analisam como outras páginas se relacionam com o site, por exemplo, o conteúdo da palavra linkada, a quantidade e a relevância dos links apontando para o site. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da página e quais as palavras-chave relacionadas a ele. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.

Porém, existem algumas destas técnicas aplicadas de modo a não beneficiar o pesquisador chamadas de Black Hat SEO. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algorítmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página, como exemplo, uso de texto invisível. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.

O Brasil SEO complementa que existem diversos fatores levados em consideração pela avaliação do Google que podem ser divididos em três categorias: fatores baseados na página; são os fatores que avaliam qual a importância de cada página do site, baseados em links; são os fatores que se baseiam nos links que você recebe e nos links que você tem a partir de seu site, e baseados no site; são os fatores que medem a importância do seu site como um todo.

Alguns dos fatores mais importantes são a popularidade de links, a autoridade no tópico, o tópico do site, sua arquitetura e credibilidade como veremos a seguir:

A popularidade de links mede o número e a qualidade dos links que apontam para seu site. Os buscadores se baseiam na importância dos links que seu site recebe, e associam a eles diferentes pesos dependendo da qualidade. Essa qualidade é medida através do pagerank. O PageRank (PR), segundo o Brasil SEO, é calculado a partir do número de links e da importância que eles representam quando levados a uma determinada página. No sistema de buscas do Google, links representam votos, sendo o PageRank o resultado do cálculo de uma família de algorítmos.

A autoridade no tópico mede o quanto seu site trabalha o tópico proposto. Baseia-se no conteúdo dos sites que possuem link para você e dos sites para os quais você possui links.

O tópico do site é o tópico principal abordado pelo site. A partir dele o buscador determina se suas páginas internas são relevantes ao site ou não.

Arquitetura do site é como é feita a linkagem interna do seu site.

Existem várias maneiras de descobrir como a confiança de um site é calculada. Entre elas, se a página tem um conteúdo preciso, de confiança e na hora certa; se os websites para os quais a página tem link seguem os critérios mencionados anteriormente; se o website é indicado através links de outros com autoridade dentro do nicho de mercado.

Em outra matéria sobre SEO, o Brasil SEO divulgou um gráfico que demonstrou por importância, os sete componentes mais relevantes para rankamento do Google.

Tradução: Aline Couto

Para entender melhor o gráfico, uma entrevista pessoal foi realizada com Cassiano Travareli, gerente da Brivin Corp e fundador e administrador dos sites BrasilSEO.com.br e SeoMarketingWorld.com/blog/.

Sobre o gráfico, Travareli explica que o fator mais  relevante para a avaliação do Google é a força do domínio, porém, este fator só será relevante se o website apresentar um conjunto de esforços de otimização como citados a seguir.

O segundo fator mais importante, é a popularidade dos links da página, ou seja, a autoridade dos links de websites externos influencia no PageRank da página em questão. Por exemplo: o portal de notícias da Globo G1 recebeu o valor de PageRank 7 e o ClickRBS, portal de notícias do Sul, o valor 4. Receber links do G1 é mais significativo para o Google e consequentemente, elevará mais o PageRank da página em questão.

O terceiro fator são as palavras-chave utilizadas para linkagem pelas páginas externas. Por exemplo, se o site a ser otimizado for de uma imobiliária, é importante que outros sites quando o citem, insiram o link em palavras como venda de imóveis ou venda de apartamentos.

O quarto fator é o trabalho realizado com palavras-chave, ou seja, elaborar textos que contemplem algumas vezes as palavras-chave pelas quais o site quer ser encontrado.

O quinto fator é relacionado ao registro e dados do servidor do site. Este tópico influencia nas aparições do site em buscas realizadas na mesma região do endereço do servidor. Se a busca foi realizada em Balneário Camboriú, o Google poderá exibir também sites da mesma região.

O sexto fator indica o número de acessos do site como influenciador no posicionamento em mecanismos de busca.

O último fator é referente ao relacionamento do site com sua rede social e sua popularidade. Travareli explica que o Google realiza um cálculo baseado na aceitação dos conteúdos postados pelo usuário e sua presença em outros meios. Quanto maior sua presença na rede, maior a credibilidade do site.

Reunindo os estudos anteriores sobre o assunto e cruzando estes resultados com as informações do gráfico, o Brasil SEO chegou aos cinco fatores mais relevantes para a otimização de um website em mecanismos de busca: assessibilidade, conteúdo, palavras-chave, usabilidade e marketing, como veremos a seguir:

Acessibilidade significa estruturar um website visando facilitar a navegação de um usuário, e também dos robôs, que conseguirão acessar todo o conteúdo, e indexar mais rapidamente as páginas, ou seja, é importante que que os textos do site não sejam imagens e estejam acessíveis à pesquisas.

Conteúdos originais e relevantes ao público são de extrema importância para os mecanismos de busca por atraírem links externos de visitantes que reproduziram aquela informação em suas páginas. Como foi visto anteriormente, o número de links externos para um site aumenta a sua relevância.

O trabalho com as palavras-chave nos títulos, conteúdos, urls e links externos também são elementos básicos para melhorar a posição de rankeamento nos mecanismos de busca.

Uma interface bem desenhada e de fácil navegabilidade, em outras palavras a usabilidade, fortalece um website, aumentando a conversão e atraindo citações externas, gerando um maior tráfego.

Uma boa campanha de marketing atrai usuários e links externos. Envolve a constante publicação de conteúdo em ferramentas Web 2.0.

Concluindo, não existe uma fórmula mágica para aparecer entre os primeiros resultados nas buscas. SEO é um trabalho consistente e constante.

Como visto anteriormente, uma outra maneira de conseguir as primeiras posições do Google é anunciando nos links patrocinados.  A diferença é que as práticas de SEO posicionam um site nos resultados orgânicos de busca e os links patrocinados, na área reservada para propaganda como indicado na figura abaixo:

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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De volta a Célula Ideias!

Voltamos hoje ao escritório da Célula Ideias depois de uma semana de jogatina, SEO, CRO e tudo de marketing digital no PubCon Las Vegas!

Tivemos a oportunidade de conhecer grandes nomes como Tim Ash do Site Tuners, Scott Brinker da Ion Interactive, Matt Cutts do Google, entre outros palestrantes sensacionais.

O evento abordou muito os temas de social marketing e conversion rate optimization além das esperadas palestras de SEO. Farei um post mais completo depois, mas, foi um evento completo contendo todos os processos para a criação de sites bem sucedidos.

Um dos acontecimentos mais legais foi durante a primeira session de Site Review com o Tim Ash e o Kevin Lee que analisaram o site da Célula Ideias! Fiquei impressionada com o raciocínio dos palestrantes e aprendi muita coisa.

Na foto abaixo, seguindo do primeiro sentado do lado esquerdo para o último da direita: @vicoamp da Mestre SEO, @alesantos09
do Apontador, @andfl da UOL (agora sem canetinha preta e fita adesiva), @pensebem da Mestre SEO, @cassy82 da Brivin, eu – @alineideias, @frankmarcel da Mestre SEO, @marcosaurin da DM9, Bruno da Célula e @fabioricotta da MestreSEO jantando no Stratosphere!

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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PubCon – Las Vegas | Nós Vamos

Caros clientes e leitores do blog, este ano foi recheado de eventos de SEO como o SEOCamp, UaiSEO 1 e 2, Expo Latino, Search Labs e TcheSEO, e agora fechando o ciclo de cursos do ano, eu e o Bruno participaremos do PubCon Las Vegas durante a próxima semana. Portanto, nossa agência de publicidade estará fechada durante os próximos 10 dias!

Organizado pelo Webmaster World – o maior fórum de Search, o PubCon é o maior evento de Search e Social marketing do mundo. Serão 4 dias de evento com 8 palestras simultâneas reunindo nomes como Rand Fishkin do SEOMoz, Matt Cutts do Google, Gray Wolf, Aaron Wall, Tim Ash do Site Tuners, entre vários outros.

O evento será divido entre 8 salas:

Social Media Optimization Conference
Search Marketing Conference
SEO Conference
Affiliate Conference
The Webmaster Conference
Expert Spotlight Conference
Expert Spotlight Conference
Sponsored Sessions

Os principais temas discutidos serão Search Engine Optimization, Conversion Rate Optimization, Social Marketing, etc.

Farei a cobertura das palestras que participar pelo twitter: @alineideias

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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Evento: TcheSEO – Otimização de Sites

Participamos neste final de semana do TcheSEO, um evento organizado pela Universidade Feevale em Novo Hamburgo que reuniu os palestrantes: Cassiano Travareli – Gerente da Brivin Corp, Fábio Ricotta – Co-Fundador da Mestre SEO, Gabriel Soto – Coordenador de SEO da Mídia Digital, Thiago Luz – VP de Mídia da Wunderman, Flávio Raimundo – Principal contribuidor do Fórum de Webmasters do Google, Alex Pelati – Diretor da AO5, Erick Formaggio – Gerente de SEO e SMM da Cadastra e Guanabara – Professor e Diretor do Guanabara.info.

Resumindo, o evento foi muito bem organizado e as palestras superaram as expectativas de todos.

Abaixo, reuni todas as palestras disponíveis no SlideShare.

SEO On-Page Checklist – Construindo bem a casa antes de convidar os amigos – Cassiano Travareli e Flavio Raimundo

Criada por mim, @alineideias, a palestra contemplou passo a passo todos os fatores on-page considerados relevantes pelos palestrantes para a otimização para mecanismos de busca após a criação de sites.

SEO On-Page Checklist – Construindo bem a casa antes de convidar os amigos.

Processo de LinkBuilding – Como Conseguir Links de Qualidade – Fábio Ricotta
Como criar cases de SEO – Por Gabriel Soto
Como criar cases de seo gabriel soto – tche seo

Como se Beneficiar dos Resultados Locais do Google – Por Alex Pelati
Como se Beneficiar dos Resultados Locais do Google

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Uma abordagem prática voltada a resultados – Por Erick Formaggio
Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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UaiSEO – Otimização de Sites

Neste último final de semana fomos para Belo Horizonte participar do UaiSEO, um evento sobre SEO (otimização de sites para mecanismos de busca) que reuniu os melhores profissionais da área.

Pretendo postar as palestras aqui aos poucos e falar um pouco sobre cada uma, mas resumindo, o evento foi muito legal e deu pra absorver várias novas informações.

Fiquei muito honrada com a menção do Juliano da Agência AO5 sobre o meu artigo “Aprendendo SEO: Primeiros Passos..” publicado no Midias Sociais Blog no slide de referências. Publicarei a apresentação aqui quando eles publicarem!

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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Aprendendo SEO – Guest Post no @midiasblog

Fui convidada para falar sobre SEO no Midias Sociais Blog para publicitários e seres mortais que não se formaram em ciências da computação ou coisa parecida.

Publicarei uma série de posts de como eu, publicitária que lida com palavras normais e específicas do meio de agências de publicidade, gostaria de ter aprendido otimização de sites para mecanismos de busca.

O primeiro post fala sobre Planejamento e Objetivos, a base para qualquer job de otimização. Leia meu primeiro artigo com as primeiras dicas de SEO!

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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Back in the Saddle Again

Olá!

Me afastei do escritório de Balneário Camboriú para estudar SEO (otimização de sites para mecanismos de busca), CRO (Conversion Rate Optimization) e Gerenciamento de Lojas Virtuais em CampinasSão Paulo por 6 meses, mas, estou de volta e pretendo dividir o que aprendi lá.

Participei de muitos eventos e tive a oportunidade de trabalhar com o Cassiano Travareli, um grande profissional que me ensinou muito.

A Célula agora passa por um momento de transição de serviços. Antes, prestávamos serviços de propaganda completos desde o planejamento até a produção. Agora, pretendo mudar aos poucos o foco da agência de publicidade em Santa Catarina para uma agência de publicidade digital onde poderemos oferecer um enorme diferencial de conhecimento e resultados para nossos clientes.

Uma das primeiras mudanças foi o website da Célula Ideias. Mudamos o layout e começamos a mudar os serviços oferecidos.

Devo agradecimentos ao Cassiano e ao Anderson Lopes que além de darem ótimos conselhos como profissionais experientes de SEO, ainda colocaram a mão na massa e ajudaram na programação e toda a parte complexa da criação de sites.

Obrigado a todos os clientes pela compreensão.

Aline Couto
Aline Couto: Publicitária, sócia da Célula, colaboradora do SEO de SAIA e outros sites como Escola Dinheiro, Mídias Blog, entre outros. SEO - SM - Web design - UX - CRO - Monetização

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